Pela primeira vez na história, o UFC divulgou o seu ranking oficial. A lista revelada nesta segunda-feira tem Anderson Silva na primeira posição no peso por peso, ranking que reúne lutadores de todas as categorias.
O Brasil tem representamtes em todas as listas, elaboradas após votação envolvendo jornalistas selecionados pelo UFC e dados do site Fight Metric. os donos dos cinturões encabeçam os rankings.
Anderson Silva aguarda escolha do próximo adversário. Foto: Divulgação
O maior número de brasileiros está no peso-pesado, com Junior Cigano (1º), Fabrício Werdum (2º), Antônio Pezão (4º) e Rodrigo Minotauro (7º) e no peso-meio-pesado com Lyoto Machida (2º), Glover Teixeira (4º), Rogério Minotouro (5º) e Mauricio Shogun (7º).
A lista já era um pedido antigo dos fãs de MMA, que muitas vezes reclamavam que alguns combates não faziam sentido. Com o ranking, o UFC agora deve passar a seguir um critério técnico para definir as lutas.
Por outro lado, Dana White ressaltou que nem sempre os combates serão entre o primeiro e segundo colocados do ranking, até por conta de lesões e outras questões. Mas a lista promete dar um norte ao UFC, que começava a se perder com algumas lutas sem menor sentido, como as recentes Chael Sonnen x Jon Jones, Stephan Bonnar x Anderson Silva, entre outras.